top of page

Sabe efetivamente a diferença entre discussão e introdução?

Atualizado: 4 de out. de 2022


Você está escrevendo o seu artigo e começa a repetir na discussão e introdução o mesmo assunto, tornando seu artigo cansativo e desfocado. O que se precisa primeiro ter em mente é que a Introdução é escrita depois da Discussão. Porque? Desse modo a sua introdução ficará mais focada no assunto que discutiu em seu artigo, evitando que o artigo saia da linha de pensamento inicial e fique muito extenso.

As duas seções introdução e discussão envolvem uma revisão de literatura. Qual a diferença?


O que colocar na introdução:

  1. Introduzir o tópico

  2. Estabelecer a importância do estudo

  3. Fornecer uma visão geral da literatura relevante (sem muitos detalhes)

  4. Estabelecer um contexto para o estudo usando a literatura

  5. Identificar lacunas de conhecimento

  6. Ilustrar como o estudo avançará o conhecimento sobre o tópico (muito importante)

Como você pode ver, a revisão de literatura desempenha um papel significativo na seção de introdução. No entanto, você deve evitar elaborar e detalhar muito os estudos anteriores mencionados. Isso vai na discussão...

Embora você possa mencionar outros estudos, eles não devem ser o foco. Em vez disso, concentre-se em usar a revisão de literatura para ajudar a estabelecer uma base para o artigo.


A literatura revisada na seção de discussão

Existem maneiras pelas quais você pode usar revisões de literatura na seção de discussão:

  1. Declare claramente a contribuição do seu estudo (importantíssimo)

  2. Forneça contexto para seu estudo

  3. Você deve usar a literatura anterior como pano de fundo para comparar suas novas descobertas. Isso ajuda a descrever e também avançar as suas idéias.

  4. Além de desenvolver suas idéias, você pode usar revisões de literatura para explicar como seu estudo contribuiu para o campo de estudo.

No entanto, existem três erros comuns que os pesquisadores cometem ao incluir revisões de literatura na seção de discussão. Primeiro, eles mencionam todos os tipos de estudos, alguns dos quais nem são relevantes para o tópico sob investigação. Segundo, em vez de citar o artigo original, eles citam um artigo relacionado que menciona o artigo original. Por fim, alguns autores citam trabalhos anteriores exclusivamente com base no resumo, sem sequer ler todo o artigo. Saiba o que está escrevendo na discussão para poder "discutir" o artigo lido com cuidado.


Esperamos que o texto ajude você a apresentar efetivamente sua revisão de literatura, tanto na introdução quanto na seção de discussão do seu artigo.




349 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page