• Flavia Pinheiro Zanotto

Eficiência para ler artigos



A agenda lotada de um médico ou pesquisador geralmente deixa pouco tempo para ler a última edição da Nature. No entanto, ficar a par dos desenvolvimentos atuais em seu campo de pesquisa lendo artigos científicos é essencial para o planejamento de futuros projetos de pesquisa. É importante saber o que já foi feito e quais perguntas permanecem sem resposta. Além disso, a leitura do trabalho de outros cientistas pode inspirar novas direções em sua própria pesquisa. Para os clínicos, artigos publicados fornecem informações críticas sobre os tratamentos ideais para os seus pacientes.


Por que a leitura eficaz é importante?

No entanto, simplesmente "ler" artigos científicos não é suficiente; precisamos lê-los efetivamente, com objetivo específico. Isso significa que precisamos entender o que lemos. Os trabalhos científicos são geralmente densos em informações e podem ser particularmente difíceis de entender se o inglês não é sua primeira língua. Além disso, a literatura científica está se expandindo exponencialmente, portanto, encontrar artigos relevantes e conseguir ler tudo é cada vez mais desafiador.

Dicas para começar

Em primeiro lugar, verifique se o artigo lhe interessa. Dê uma olhada no título e nas palavras-chave. Em seguida, leia o RESUMO (meio óbvio...) para obter uma visão geral completa do conteúdo do artigo e descobrir se você deseja continuar lendo.


Trabalhos científicos não devem ser lidos do começo ao fim de uma vez.

Em vez disso, examine o artigo primeiro, concentrando-se nos subtítulos da seção Resultados e no parágrafo inicial da Discussão que contêm os achados principais

(https://www.assessoriaciencia.com/post/2018/07/13/dicas-valiosas-para-começar-a-escrever-o-seu-artigo-científico). Para que obtenha uma breve visão geral do conteúdo principal e resultados do artigo. Em seguida, leia novamente as seções individuais em detalhes.


Se você não estiver familiarizado com o tópico, comece com a INTRODUÇÃO para obter as informações conceituais necessárias. Depois de entender por que a pesquisa foi realizada, vá para a seção Resultados e examine as figuras. Tente interpretá-los por si mesmo e compare suas interpretações com o texto para obter uma breve visão do conteúdo principal e resultados do manuscrito. Agora sim, leia novamente as seções individuais em detalhes.


A leitura ativa é mais eficaz

Depois de começar a ler, lembre-se de que ele precisa ser um processo ativo para ser eficaz. Isso significa que você precisa ser crítico e questionar-se continuamente enquanto lê. Além disso, você pode fazer as seguintes perguntas:

  1. Eu entendo todas as terminologias? Preciso fazer uma leitura mais a fundo para me ajudar a entender?

  2. Posso explicar a pergunta da pesquisa e porque ela é importante?

  3. Posso resumir as principais conclusões?

  4. A interpretação do autor me convence?

  5. A pesquisa é confiável?


Leitura eficaz, à sua maneira

Quando se trata de ler trabalhos de pesquisa, diferentes cientistas têm abordagens diferentes. Neste artigo, explicamos que a leitura de artigos científicos do começo ao fim não é eficaz. Ler de relance o artigo e depois reler seções específicas é mais eficaz. Quando se trata de reler seções diferentes, não há ordem certa ou errada. Após o Resumo, alguns preferem ler a Introdução para obter o conhecimento necessário para interpretar os resultados. Outros preferem ir direto às figuras para uma análise detalhada dos Resultados, enquanto outros ficam satisfeitos em ler as interpretações apresentadas na Discussão. Isso dependerá do conhecimento do próprio leitor sobre o assunto e das razões para a leitura do artigo em primeiro lugar. O objetivo principal é encontrar uma maneira que funcione melhor para você.


Sugestão minha: leia o resumo e depois disso vá para o primeiro parágrafo da discussão ou para a conclusão, para entender os achados principais. Depois disso olhe seções específicas que lhe interessem especificamente: os resultados, a metodologia... O assunto do artigo não lhe é familiar? Leia a introdução. 
Lembre-se sempre de fazê-lo de maneira crítica, tendo em mente exatamente o que procura, e não de maneira automática. Faz diferença no entendimento...

LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital