• Flavia Pinheiro Zanotto

Escrever artigo científico diminuindo as palavras em excesso



Você já experimentou escrever um manuscrito que parece continuar indefinidamente, é extremamente detalhado e repete idéias e palavras ao longo do documento? Ou você precisa diminuir o resumo do artigo para que tenha AQUELE número de palavras exigido pela revista ou para os anais do congresso? Neste artigo, examinaremos 11 dicas preciosas para reduzir a contagem de palavras em artigos ou resumos.


1. Substitua a voz passiva pela voz ativa

Enquanto no passado, a voz passiva era mais popularmente usada na redação acadêmica, a maioria dos periódicos e financiadores agora preferem a voz ativa de maneira perfeitamente aceitável (veja: Escreva seu artigo na voz ativa com mais frequência, vale tentar!). De fato, revistas como Science e Nature preferem a voz ativa.


Sentença mais longa: o DNA das amostras foi amplificado usando PCR. (8 palavras)

Frase revisada: Amplificamos o DNA das amostras usando PCR. (7 palavras)


2. Use gerúndios

Quando você usa a forma "ing" de verbos, pode eliminar uma ou duas outras palavras.


Frase mais longa: o vendedor só precisa aumentar o efeito da quantidade para compensar o efeito do preço mais alto possível (19 palavras)

Frase revisada: o vendedor pode compensar o efeito do preço mais alto possível aumentando suficientemente o efeito de quantidade. (16 palavras)


3. Remover palavras de preenchimento

Na redação acadêmica, as palavras de preenchimento ocupam espaço sem transmitir informações. Essas palavras de preenchimento devem ser eliminadas para reduzir a contagem de palavras. Algumas palavras de preenchimento que são regularmente usadas em manuscritos acadêmicos são as seguintes:

  1. O fato de que

  2. Foi relatado que

  3. Foi observado / encontrado que

  4. Realmente

Sentença mais longa: Foi relatado que a incidência de câncer de ovário está realmente aumentando na Coréia, e existem vários fatores de risco para a doença e que foram identificados. (28 palavras)

Frase revisada: A incidência de câncer de ovário está aumentando na Coréia e vários fatores de risco para a doença foram identificados. (19 palavras)


4. Adicionar ações exatas e específicas

Isso pode parecer contraproducente. Afinal, como você pode adicionar algo para reduzir a contagem de palavras? Bem, neste caso, você pode e deve.


Frase mais longa: Depois de ouvir cada nota do treino, os participantes foram instruídos a escolher o número na escala que melhor representava seus sentimentos. (22 palavras)

Frase revisada: Os participantes escolheram o número na escala que melhor representava seus sentimentos depois de ouvir cada nota do treino. (18 palavras)


5. Use abreviações

Você pode usar abreviações para frases longas que são usadas com frequência no manuscrito. Certifique-se de definir isso no primeiro uso e, em seguida, use consistentemente o tempo todo.


6. Retire "aqueles... que" freqüentemente usados em excesso na redação acadêmica e que pode ser removido de muitas frases.


Frase mais longa: Aqueles mutantes que exibiram taxas de crescimento semelhantes e morfologias miceliais...

Frase revisada: Os mutantes exibiram taxas de crescimento e morfologias miceliais semelhantes ...


7. Remova o "o"

Às vezes, os artigos no início das frases podem ser removidos de forma relativamente rápida e segura.


8. Hifenizar

Na maioria dos programas modernos de processamento de palavras, as palavras hifenizadas contam como uma palavra quando comparadas às suas contrapartes não hifenizadas. Portanto, tente usar palavras hifenizadas, quando possível.


9. Pluralizar

Use "deles" em vez de "dele ou dela". Use "pessoas" ou "indivíduo" em vez de "uma pessoa".


10. Evite repetição

Você pode ter repetidas informações apresentadas em tabelas e figuras novamente ao longo de seu manuscrito. Diminua o texto citando a tabela.


Sentença mais longa: os dados demográficos dos pacientes são de vários tipos neste estudo e se correlacionam bem com os dados apresentados. (16 palavras)

Frase curta revisada: Os dados demográficos dos pacientes estão descritos na Tabela 1. (7 palavras)


11. Substitua várias palavras por palavras simples

Você pode substituir "de maneira inversa" por "inversamente" ou "além de" por "também".


Sentença mais longa: De maneira inversa, quando o cérebro é ativado, os processos eletroquímicos de transmissão serão induzidos pelos neurônios para sinalização. (20 palavras)

Frase revisada: Inversamente, quando o cérebro é ativado, os processos eletroquímicos de transmissão serão induzidos pelos neurônios para sinalização. (17 palavras)


* Agora você sabe como reduzir a contagem de palavras em seus artigos a publicar. Siga estas dicas e diga adeus à verbosidade, pois isso ajudará a aumentar a clareza do seu artigo.



219 visualizações
LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital