top of page

Evitando frases corridas em escrita científica

Atualizado: 22 de jul. de 2022


Ao escrever um artigo, você está mais focado em idéias ou no estilo de escrita? Para a maioria das pessoas, o foco está nas idéias que são discutidas. Como resultado, pode se perder durante a escrita a importância da pontuação e da estrutura da sentença.


Na redação científica, é importante desenvolver suas habilidades de redação. A capacidade de criar frases curtas e impactantes o ajudará a articular claramente suas idéias e a criar um trabalho mais eficaz.


Por que os pesquisadores usam frases longas

A redação acadêmica exige proficiência em apresentar idéias complexas em linguagem clara. No entanto, à medida que os pesquisadores tentam comunicar idéias complexas, as sentenças podem se tornar longas e complicadas. Isso, por sua vez, pode afetar negativamente o seu trabalho.


Aqui está um exemplo de uma sentença longa:

Na botânica, existem muitos fatores que afetam a saúde geral da flora; por exemplo, é importante manter o equilíbrio certo de luz solar, fonte de alimento, horário de rega e bom solo para prolongar a vida de uma planta.

Este exemplo agrupa muitas idéias em uma frase longa. É difícil entender cada idéia separadamente, porque continua sem uma pausa clara entre as idéias.

Esta frase é longa e confusa. O leitor vai precisa compreender e ler uma série de palavras e idéias sem interrupção. Isso dificulta o processamento das informações fornecidas.


Frases corridas vs. frases longas

Como discutimos, sentenças longas podem ser confusas. No entanto, nem todas as frases longas são frases corridas. As frases longas geralmente são prolixas e incluem várias idéias. As frases corridas são mal-escritas devido à pontuação incorreta ou ausente.


Aqui está um exemplo de uma frase corrida:

Sou escritor, gosto de escrever romances.

Esta é uma sentença que contém duas cláusulas independentes que são fundidas.

Frases corridas repletas de várias idéias serão menos claras do que uma frase mais curta e bem estruturada que transmita uma idéia.


Como corrigir frases corridas e longas

Os pesquisadores geralmente querem transmitir muitas idéias. Mas, ao escrever, você não pode simplesmente reunir uma série de idéias ou fundir duas frases completas em uma única frase. Você deve encontrar maneiras de transmitir essas idéias enquanto usa a gramática e a estrutura de sentenças adequadas. Portanto, se você encontrar muitas frases corridas em seu trabalho, é importante conhecer as três soluções a seguir.


Aqui está um exemplo de uma frase corrida:

Interessei-me pela primeira vez em biologia aos 10 anos, quero ser professor de biologia em uma universidade.

Como corrigir?


1. Escreva as duas cláusulas independentes como duas frases separadas.


"Eu me interessei pela biologia quando tinha 10 anos. Quero ser biólogo em uma universidade de pesquisa".


2. Use uma conjunção de coordenação (para, e, nem, mas, ou, ainda assim) após uma vírgula.


"Eu me interessei pela biologia quando tinha 10 anos e quero ser biólogo em uma universidade de pesquisa".


3. Mais claro ainda: use um ponto-e-vírgula e uma palavra de ligação entre as duas cláusulas independentes.


"Eu me interessei pela biologia quando tinha 10 anos; portanto, quero ser biólogo em uma universidade de pesquisa".


Existem muitas dicas para trabalhar com o comprimento de uma frase. E, como esses exemplos mostram, a importância do bom uso da pontuação não deve ser subestimada. Isso pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades como escritor científico.

604 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page