top of page

O básico sobre figuras e tabelas

Atualizado: 22 de jul. de 2022



Geralmente, figuras e tabelas apresentam dados visualmente complexos na seção de resultados do manuscrito. Como os leitores entendem as informações transmitidas por sua tabela ou figura? A resposta é fácil. Eles olham as figuras / tabelas e as legendas correspondentes. E as legendas explicam figuras, tabelas ou imagens no manuscrito.


Legendas de figuras e tabelas

Em um artigo, tese ou relatório, as tabelas e figuras anexas exibem informações quantitativas ou qualitativas. O objetivo é apresentar dados visualmente para fazer com que os leitores entendam informações técnicas e o contexto do artigo de maneira fácil. Sempre é recomendável usar vários formatos de apresentação de dados (tabelas, gráficos de barras, gráficos de dispersão, figuras etc.) ao descrever grandes quantidades de dados.


REGRA:

  1. Coloque as legendas acima da Tabela e alinhe-as à esquerda (normalmente). As tabelas são lidas de cima para baixo e devem ser numeradas. Por exemplo, Tabela 1.

  2. Coloque as legendas abaixo da Figura. As figuras podem ser apresentadas como gráficos, imagens ou diagramas esquemáticos e geralmente são lidas de baixo para cima e numeradas tambem.

  3. Use títulos para figuras e gráficos em slides e pôsteres de apresentação oral.

  4. Cite os dados provenientes de outras publicações nas legendas, conforme apropriado.

  5. Forneça unidades de medidas dos dados, incluindo concentrações, medições, médias e valores significativos, conforme apropriado.

  6. As legendas de um manuscrito (ou relatório) narram uma história sobre as figuras ou tabelas para o leitor. Para escrever uma legenda eficaz, use a seguinte lista de verificação:

* As legendas devem ser breves, mas fornecer uma explicação abrangente dos dados como aparecem no texto.
* As legendas devem ser autoexplicativas e fornecer informações suficientes aos leitores, sem precisar se referir ao texto para entender a tabela ou figura.
* Deve incluir informações sobre aspectos importantes, como descrição (o tipo de experimento), método ou técnica utilizada (tamanho da amostra, tipo de modelo animal utilizado, condições examinadas etc.) e o resultado estatístico obtido (valor-p).
* As legendas devem ser escritas em uma frase completa, começando com letras maiúsculas convencionais.
* Deve ser um guia para ajudar o leitor a entender e localizar os dados que esteja procurando no manuscrito.
* Deve explicar claramente o contexto dos dados.

** A legenda deve ter um tamanho de fonte menor que o texto no documento.
** A legenda deve ficar alinhada com a tabela ou gráfico.

No entanto, verifique as diretrizes da revista de destino para os dois últimos pontos!

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page