top of page

Objetivos e Hipóteses são diferentes?

Atualizado: 4 de jul. de 2023


Hipotese de pesquisa

Objetivos x Hipótese de Pesquisa

Os objetivos de um projeto de pesquisa envolvem as etapas dos experimentos que serão feitos para o alcance dos resultados almejados. Por exemplo, você pode enumerar os objetivos um a um começando com um verbo como medir ou quantificar, colocando após o que será medido ou quantificado no caso específico. Mas ao fazer isso você não está mostrando realmente a hipótese de seu trabalho, apenas medindo as variáveis do seu experimento.

Por outro lado, uma hipótese (testável) é uma declaração complexa e que precisa oferecer uma introdução clara a um experimento científico, suas intenções e os possíveis resultados. Para isso, existem alguns aspectos importantes a considerar ao construir uma hipótese convincente:

Certifique-se de que a hipótese defina claramente o tópico e o foco do experimento. Defina as variáveis do experimento (muito importante essa parte).

Veja abaixo: Em experimentos científicos, uma hipótese propõe e examina a relação entre uma variável independente e uma variável dependente. O efeito sobre a variável dependente (a idéia que está sendo testada e medida) depende ou é determinado pelo que acontece quando se altera a variável independente (o fator sendo alterado).

Tente escrever a hipótese como uma declaração SE-PORTANTO

Veja exemplos bem claros nesse e-book que ajudará você a escrever sua hipótese.


Perceba que sua hipótese pode ser verdadeira ou falsa (você vai testar) e pode também depender de outros fatores (multifatorial). Porém você está testando uma hipótese específica de seu trabalho...


É importante que você trabalhe sua hipótese (mesmo que não a escreva diretamente) e entenda bem o que serão as variáveis a testar, pois se você for questionado, deve saber na ponta da língua, principalmente para exames de ingresso em pós ou em concursos para vagas de professores em universidades.

* Precisando de ajuda para trabalhar em seu artigo procure a Escrever Ciência ou contato com whatsapp (11 996574524) ou flaviapz@assessoriaciencia.com

2.460 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page