• Flavia Pinheiro Zanotto

Revisão do seu artigo foi injusta?


Sobrevivendo a uma revisão por pares que não considera justa

Os comentários dos revisores chegaram e não são bons. Não é terrível, mas é suficientemente negativo para que o editor solicite uma resposta antes de tomar uma decisão sobre a publicação ou até negue. Ou então mandou fazer uma revisão extensiva que você não concorda.

Como agir?

Antes de tudo, deixe de lado o seu ego. Leia os comentários dos revisores de maneira racional, como um verdadeiro profissional, que sabe que os comentários podem ser rebatidos e comece a considerar exatamente o que motivou os comentários dos revisores. O revisor entendeu mal o conteúdo do artigo? Bem comum. Mas pontos técnicos relativos a dados (e que você produziu) são geralmente fáceis de combater. Talvez seja necessário que você adicione mais informações que você considerava como óbvias mas o revisor não conhece. Portanto, ele pode desconhecer os resultados da literatura que apóiam as suas conclusões e você referir-se a citações na literatura geralmente funciona muito bem.

  • O revisor objeta que o assunto não é novo? Esclareça exatamente o que há de novo.

  • O revisor é um pesquisador rival que deseja esmagar um desafiante em potencial em seu campo? (é mais comum do que imaginamos.) Nesse caso, seus comentários provavelmente serão desdenhosos, mas vagos. Rebata com segurança e firmeza.

Quaisquer que sejam seus comentários, responda com cuidado, indique evidências em contrário, concentrando-se nos dados. Nunca ignore os motivos de um revisor ou ataque de volta. O revisor pode ser um nome respeitado e influente no campo. Por fim, leve a sério os comentários dos revisores. Considere se eles podem estar certos em alguns pontos. Talvez o artigo precise de revisão mesmo.

Por outro lado, na sua opinião, o revisor foi pertinente em alguns pontos mas em outros você sabe que pode responder com segurança, pois ele não entendeu bem. Tenho visto revisões em que os autores do artigo aceitam tudo o que os revisores pedem, sem rebater nenhum ponto, e isso também pode causar impressão negativa, pois passa a imagem de que você não está seguro de seus dados e conclusões.

Acredite no que conhece e no seu trabalho e seja incisivo, sem ser agressivo desnecessariamente.

Espero que tenha ajudado...


LINKS
CONTATE-NOS

flaviapz@assessoriaciencia.com

Tel: (11) 99657 4524

RAZÃO SOCIAL: FLÁVIA PINHEIRO ZANOTTO ME

CNPJ: 16.955.524/0001-76

Rua Barão de Campos Gerais, 162

CEP: 05684-000 | Real Parque

São Paulo | SP

SOCIAL

©2020 - Todos os direitos reservados. Escrever Ciência | Desenvolvido por Garden Digital