Vantagens da short communications em publicações científicas

April 25, 2018

 

Uma rápida comunicação (RC) ou "short communication" é um artigo científico publicado rapidamente e possui um comprimento menor do que um artigo de pesquisa original. Os cientistas usam esse formato quando têm descobertas que precisam ser compartilhadas imediatamente com a comunidade acadêmica. Esses achados são importantes para um campo de estudo específico e podem perder relevância se publicados após um longo período de tempo.

As RCs possuem geralmente de 4 a 5 páginas ou de 2.500 a 4.500 palavras. O tempo médio de publicação é de 50 dias, comparado com um tempo médio de publicação de 80 dias para artigos de periódicos regulares (quando a revista é rápida...). 

 

Parâmetros e Benefícios 
Se um cientista fizer uma descoberta que avance o estado da arte de sua área ou traga informações importantes para um campo de estudo, o formato é ideal. Menos tempo no processo de publicação significa que a informação estará disponível para a comunidade científica rapidamente. Curiosamente, essa informação não precisa necessariamente vir de um estudo independente; pode ser uma seção omitida de um estudo maior.  No entanto, a informação ainda tem que ser única e oportuna. O escopo abreviado de uma RC significa que ele não precisa de “informações gerais abrangentes nem de uma avaliação”. O material pode incluir:

1. Ideias recentemente desenvolvidas que diferem consideravelmente de estudos anteriores.
2. Resultados “negativos”, mas importantes
3. Uma tendência ou uma nova área de pesquisa

 

Alguns dos benefícios das comunicações rápidas para os autores são:

 

1. O prestígio associado a ser um dos primeiros autores a publicar um resultado significativo de pesquisa.
2. Maior fator de impacto que os artigos de periódicos comuns.
3. O cronograma de revisão acelerada pode ser útil enquanto o pesquisador estiver sendo considerado para empregos, ou promoções acadêmicas.
Portanto, faz sentido que os pesquisadores explorem a idéia de enviar uma CR para o periódico ou editor escolhido, garantindo que o tópico atenda aos critérios apropriados. O prestígio associado à publicação de uma Comunicação Rápida beneficia a carreira de um cientista e sua posição dentro de sua área de estudo e também serve para alavancar o conhecimento científico.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square