top of page

Dicas para responder aos revisores de seu artigo

Atualizado: 4 de out. de 2022


O sucesso de um pesquisador depende de sua capacidade de publicar seu trabalho em um periódico internacional revisado por pares. Para a maioria dos pesquisadores, completar a difícil tarefa de conduzir a pesquisa e compilar os dados em um manuscrito articulado é um processo complicado, e para os autores que estão tentando publicar seus artigos em revistas internacionais, o processo é ainda mais demorado e difícil. O processo de revisão por pares pode ser gratificante e muitas vezes frustrante. A esperança para a maioria dos pesquisadores é receber uma revisão positiva com comentários de revisores que exijam uma resposta simples antes da re-submissão. Aqui apresento algumas idéias e sugestões que ajudarão os pesquisadores a entender como esse processo funciona e fornecer orientações que tornem a tarefa de responder aos comentários dos revisores menos estressante.

Enfrentando os comentários dos revisores: O comentário dos revisores pode ser bastante variado, desde simples erros gramaticais que precisam ser endereçados, a comentários mais abrangentes sobre o redesenho de experimentos e a compilação de novos dados. Geralmente, a leitura dos comentários dos revisores pela primeira vez pode ser bastante complicada para o nosso ego... Portanto, qual deve ser a abordagem correta a ser tomada ao responder aos comentários dos revisores? Listamos abaixo algumas dicas simples que são recomendadas por muitos acadêmicos e editores:

1. Esperar! Depois de receber sua revisão, separe um tempo para considerar os comentários e pense no feedback geral. Não inicie sua resposta e revisão imediatamente - dê alguns dias.

2. Um passo de cada vez Quando você estiver pronto para começar, uma abordagem útil é resolver um comentário de cada vez. Leia e entenda o que realmente está sendo pedido, e faça anotações de como você responderá e o que será obrigado a fazer de alterações no manuscrito. Esse processo de anotar deve ser repetido para todos os comentários antes de fazer as correções.

3. Comece com as tarefas fáceis Leia os comentários e corrija qualquer coisa que pareça ser simples. Além disso, muitas vezes ajuda a destacar suas respostas de alguma forma quando você as termina. Isso ajudará você a ver o seu progresso e determinar a extensão das mudanças necessárias.

4. Reanálise de dados e / ou projetar novos experimentos Essa pode ser a parte mais trabalhosa e entediante da preparação de seu rascunho de reenvio. Determine o que é necessário para resolver os problemas relatados pelos revisores e, se determinadas solicitações estiverem além do escopo de seu estudo (isso acontece com bastante frequência), aborde o comentário e forneça uma explicação para não fazer aquelas mudanças. Se os experimentos solicitados forem intrigantes e parecerem algo que você usaria no futuro, você poderá informar o revisor tambem sobre essa ideia.

5. Concordar em discordar Você pode observar que não concorda com alguns dos comentários. Se este for o caso, explique porque você discorda e apóie com literatura publicada anteriormente. Muitas vezes um revisor pode perder um ponto ou pode não ter visto parte de seus dados, que podem ser facilmente abordados em sua resposta.

6. Seja completo, mas conciso Ao redigir a resposta, assegure-se em fornecer uma resposta detalhada e sucinta a cada ponto identificado pelo revisor. É isso que o revisor está procurando e aumenta suas chances de obter uma aceitação.

7. Quais mudanças você fez? Certifique-se de destacar claramente as alterações que você pretende fazer. A maioria dos editores gosta de saber onde as alterações foram feitas na versão revisada do manuscrito.

Depois de concluir sua resposta e fazer alterações em seu manuscrito, reexamine sempre sua resposta linha por linha para garantir que todas as alterações mencionadas sejam visíveis no manuscrito. Ou responda colocando o parágrafo e linha de cada mudança no artigo. Além disso, você deve sempre garantir que o manuscrito e as respostas revisadas estejam livres de erros e fáceis de ler; isso é importante, pois alguns revisores apenas verão a resposta e não irão ler o manuscrito completo novamente. Se sua resposta for completa e abordar claramente todos os problemas identificados, você aumentará suas chances de receber uma aceitação.

8. Perseverança Embora abordar cada comentário e preocupação do revisor seja tedioso, garantir que você responda a cada um deles é importante, pois faz com que o revisor sinta que você respeita sua opinião. Finalmente, como autor, você precisa ter certeza de que o processo de revisão por pares o ajuda a fornecer um manuscrito aprimorado e de qualidade muito superior à apresentação original.

E depois você também estará no lugar do revisor em algum momento...Lembre-se disso!

Como você respondeu ao comentário do revisor de seu último artigo?

763 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page