top of page

Quer colaborar mais?


artigo cientifico

Os trabalhos científicos estão ficando mais difíceis de compreender? De acordo com um relatório no BioRxiv, a legibilidade dos textos científicos tem diminuído significativamente. Artigos de ciência e resumos se tornaram repletos de frases e termos confusos, entendidos apenas por especialistas no campo.

A pesquisa deve ser escrita e apresentada de uma maneira que possa ser reproduzida e entendida facilmente. E como consequência colaboramos mais!

Escrita Científica Complicada Publicado no BioRxiv, um relatório de pesquisadores na Suécia incluiu uma análise de quão facilmente os trabalhos científicos poderiam ser entendidos e descreveram o uso do jargão científico como uma das razões. Quando os cientistas descrevem seu trabalho, genes e proteínas são descritos de maneiras que não fazem sentido para um indivíduo que não está familiarizado com a ciência. Hoje, quase um quarto dos resumos nem sequer pode ser entendido por alguém com habilidades de inglês em nível universitário.

O que levou a esta situação? Escrita pesada com jargões não é o único problema na ciência. Até mesmo o uso de palavras simples mudou. A sintaxe de uma frase, ou como uma frase é estruturada, evoluiu também. Para soar complexo e sofisticado, os cientistas imitaram a escrita confusa de cientistas antigos. Agora, com muitos co-autores em um único artigo científico, todos têm uma opinião. O esforço para acomodar as intenções ou desejos diferenciados dos vários autores levou a sentenças mais confusas.

À medida que o campo da ciência se torna mais especializado, o uso do jargão e o número de coautores vêm aumentando a uma taxa similar. Os hábitos de um grupo de pesquisadores em um campo específico se normalizam com o tempo, levando a essa tendência. E isso deve ser interrompido - todos têm o direito de saber sobre as informações de pesquisa que estão sendo liberadas no domínio público.

Mas ficamos com o dilema: para escrever para os nossos colegas precisamos usar termos mais específicos, mas como fazemos para alcançar o público em geral? Podemos tentar! Vejam como:

Dicas para escrever claramente Claro, muitos cientistas são capazes de descobrir o que está sendo escrito em publicações de maneira geral. Mas quem tem tempo? À medida que um pesquisador cresce em sua carreira, o tempo se torna mais valioso. Todos nós poderíamos nos beneficiar de utilizar menos tempo para entender um trabalho de pesquisa e facilitaria também colaborarmos e atuarmos de maneira interdisciplinar! É o futuro da boa ciência!

Os cientistas podem então aprender alguns truques para escrever seus resumos e trabalhos científicos. Primeiro, use menos palavras em um manuscrito - escreva de maneira clara e concisa. Remover as palavras de preenchimento e usar a voz ativa é uma maneira segura de aumentar a legibilidade do texto. Segundo, encurte a duração do seu manuscrito. Da mesma forma, os resumos devem ser curtos e independentes. Revisores de periódicos e organizadores de conferências apreciarão um resumo que pode ser lido e compreendido facilmente. Terceiro, evite atribuir sentimentos humanos a objetos ou animais em sua escrita! Ao atribuir sentimentos humanos a bactérias, por exemplo, os leitores podem ficar confusos.

Em suma, existem várias maneiras de aumentar a legibilidade dos textos científicos. Documentos claros e facilmente compreensíveis ajudarão cientistas e não cientistas a apreciar os trabalhos publicados!

* Você percebeu que aquele seu trabalho interdisciplinar foi mais citado ou não?

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page