Congresso científico? Pode ajudar seu futuro

November 21, 2018

 

Para qualquer pós-graduando ou pesquisador, há muitos benefícios em participar de uma conferência ou congresso. Isso inclui compartilhar pesquisas, aprender sobre novos tópicos e conhecer novos colegas pesquisadores. Portanto, é importante fazer alguma pesquisa ao participar de uma conferência. Reúna informações sobre como uma conferência irá beneficiá-lo, como ela se relaciona com sua pesquisa, se são pesquisadores que contribuíram significativamente para a sua área e se eles estão apresentando alguma nova pesquisa, etc.

Os muitos benefícios de participar de conferências/congressos
a. Oportunidades de Aprendizagem
Conferências têm uma ampla gama de painéis e apresentações orais. Explorar painéis e apresentações sobre tópicos fora do seu foco de pesquisa é uma boa oportunidade para ampliar seu conhecimento. Ouça atentamente os palestrantes. Conheça novas pessoas. Tudo isso é uma oportunidade para descobrir novas idéias a serem usadas para desenvolver sua própria pesquisa.

Além disso, os editores participam de conferências para exibir suas publicações mais recentes. Então, você verá novos livros em seu campo que você pode usar em sua própria pesquisa.

b. Oportunidades de "networking"
As conferências oferecem aos alunos e pesquisadores uma tremenda oportunidade de conhecer e conversar com os principais pesquisadores e acadêmicos. Isso não só é bom para promover sua formação, mas também é uma importante oportunidade de networking.

c. Melhorando as habilidades de falar em público
Claro, você vai gastar tempo ouvindo os outros fazer apresentações. No entanto, você deve usar essa oportunidade para apresentar seu próprio trabalho. Dar uma palestra sobre sua pesquisa atual irá ajudá-lo a desenvolver suas habilidades como orador público. Esta é uma ferramenta valiosa à medida que você continua sua educação e inicia uma carreira profissional. Então, abandone seu medo de falar em público e prepare suas apresentações!

d. Aproveitando ao máximo a sua experiência na conferência
Defina metas e crie um cronograma. É importante estabelecer um conjunto claro de metas que você deseja alcançar. Isso pode incluir as pessoas que você deseja conhecer ou os eventos que deseja participar. Parte disso é criar um cronograma. Um cronograma é uma ótima maneira de priorizar seu tempo e garantir que você participe dos painéis que são mais importantes para você.

e. Pergunte
Os palestrantes costumam dedicar tempo para responder a perguntas no final de suas apresentações. Então, não seja tímido. Saia da sua zona de conforto. Fazer perguntas mostrará que você é um pesquisador sério que quer aprofundar seu conhecimento e fazer conexões.

**Dica importante: ao fazer uma pergunta, lembre-se de indicar claramente seu nome e sua instituição.

 Isso tornará você mais familiarizado com o apresentador e os outros participantes.

f. Participar de eventos sociais
Eventos sociais são uma maneira informal de conhecer seus colegas e pesquisadores. Esses eventos podem incluir jantares, passeios turísticos, atividades ao ar livre e muitas outras oportunidades. Esses eventos oferecem uma abordagem mais descontraída para o "networking".

**E quem sabe você consegue um pós-doc em um bom laboratório ou um sabático interessante com um bom pesquisador?

E, claro, esses eventos podem ser muito divertidos! E serve para conhecer lugares interessantes também!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square