Dicas para uma apresentação impactante

December 11, 2018

 

Desde a criação de slides de PowerPoint eficazes até a resposta a perguntas, a preparação para uma apresentação de palestra tem muitas etapas. Os prós e contras de criar uma apresentação são variados. Uma dica ao fazer uma apresentação é manter seu público engajado. Sem isso você pode causar um impacto negativo na eficácia geral da apresentação.

O público é fundamental!
Um dos principais objetivos de qualquer apresentação de pesquisa é capturar e prender a atenção do público. Tenha em mente que você já conhece seu tópico e o que você quer dizer. No entanto, o público não. Ao preparar uma apresentação, os palestrantes costumam se concentrar em si mesmos. Esse "foco interno" negligencia a importância do público.

Uma maneira de evitar esse “foco interno” é conectar-se com seu público ao planejar a apresentação. Pense em quem pode se interessar por sua apresentação. Além disso, tenha em mente que o público quer aprender alguma coisa. Ao longo de sua apresentação, eles podem estar se perguntando “Por que isso é importante para mim?” Ou “O que estou aprendendo com isso?” Conhecer essas perguntas com antecedência ajudará a evitar o temido “foco interno” das apresentações.

 

Melhorando o envolvimento do público
1. Estrutura
Todas as apresentações precisam possuir uma estrutura eficiente, com início, meio e fim bem claros. Seu público precisa de orientação ao longo da apresentação. Agir como um guia para o seu público é a maneira mais eficaz.

Uma parte importante disso é saber como desenvolver mudanças de assuntos de maneira clara, para guiar o público. Esses pontos funcionam como sinais que podem ajudar o público a perceber a transição para novas ideias.

2. Muita informação
Um erro que as pessoas geralmente cometem ao planejar uma apresentação é incluir muita informação. Incluir muitas informações pode ser importante para você, mas para o público isso cria uma sobrecarga de informações. Se o seu público for bombardeado com uma lista interminável de informações, isso pode tirar sua mensagem central. Também pode afetar negativamente o fluxo e a clareza da apresentação.

Portanto, é importante encontrar o equilíbrio certo de informações. Não sobrecarregue seus slides com muita informação. Você quer que seu público entenda claramente seus principais pontos. Esses pontos principais são aqueles que permanecerão com eles depois que sua apresentação terminar.

3. Envolva-se com o público
Evite palestras "para" o seu público. Evite ler palavra por palavra em seus slides. Em vez disso, envolva-se com seu público. Faça com que eles se sintam incluídos na apresentação.

A regra dos 10 minutos é algo que todos os apresentadores devem conhecer. Muitas vezes, o tempo de atenção do público pode diminuir após 10 minutos. Você precisa desenvolver um plano para fazer a transição para uma nova ideia a cada 10 minutos. Desenvolver pontos de mudanças claros, como mencionado anteriormente, pode ajudá-lo a fazer isso.

4. Faça as perguntas ao público ao longo da apresentação
Fazer perguntas é outro método de envolver o público. Ao introduzir um tópico, pergunte ao público quais são seus pensamentos. Por exemplo, se você começar a discutir ética no local de trabalho, faça uma pergunta ao público: “Como a ética afeta as operações de sua empresa?” Isso não apenas aumenta o envolvimento do público, mas também o interesse.

5. O público quer aprender
Esta é uma ideia importante a ter sempre em mente. Sua apresentação deve transmitir algum conhecimento para o público. As informações que foram abordadas ajudarão você a manter seu foco para envolver o público. No final da apresentação, você quer que o público se sinta energizado, experiente e inspirado para ação. Se isso acontecer, você terá alcançado seu objetivo ao criar uma apresentação eficaz.

 

Ajudou? E (estrutura clara), MI (muita informação não), E (Envolver público), P (perguntas para o público), C (conhecimento novo para o público).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square