Procura booleana: resumindo

January 7, 2019

 

Sua pesquisa por artigos retorna milhares de artigos, muitos destes irrelevantes para sua pesquisa? Para aumentar sua visibilidade e leitura, os periódicos indexam suas publicações em bancos de dados. O serviço de indexação atua como um banco de dados de artigos de periódicos e fornece outras informações úteis, como fatores de impacto e resultados futuros dos artigos.

Uma das maneiras pelas quais os bancos de dados de indexação de periódicos facilitam a pesquisa por artigos relevantes é usar as funções do operador booleano. Operadores booleanos são palavras que - geralmente quando digitadas em maiúsculas - são interpretadas como comandos pelo banco de dados. Aqui mostramos como melhorar suas pesquisas usando-as.

 

Operadores Booleanos Comuns
Operadores booleanos (mais comumente AND, OR, NOT) são usados ​​para restringir ou ampliar os resultados da pesquisa. A maioria dos bancos de dados de índice de periódicos possui a função de operador booleano e exige que eles sejam capitalizados. A página “Ajuda” do banco de dados que você está pesquisando lhe dirá como usá-los naquele banco de dados. Os operadores booleanos podem ser usados ​​sozinhos e em combinação, dependendo de quão específica sua pesquisa precisa ser. Os operadores booleanos mais comuns são os seguintes:

AND: para combinar palavras de pesquisa e incluir todas elas em sua pesquisa. Isso restringe seus resultados de pesquisa.
OU: Quando você quiser pesquisar uma das palavras, mas não necessariamente todas elas. Isso é útil para sinônimos e amplia seus resultados de pesquisa.
NÃO: para excluir uma palavra dos seus resultados de pesquisa. Isso ajuda a excluir artigos irrelevantes.
PARENTÊSES: Para busca complexa quando você precisa que sua busca seja realizada em uma determinada ordem.

** EX: HIV transmission (intravenous OR sexual) 
ASPAS DUPLAS: ajuda a incluir uma frase exata na sua pesquisa.

** EX: “HIV transmission” intravenous sexual

 

Os termos de pesquisa não estão limitados a  assunto, você também pode usar operadores booleanos para pesquisar nomes de autores ou tipos de artigos. Como exemplo extra, adicionando a palavra "revisão" aos termos de pesquisa você procura apenas os artigos de revisão naquele assunto: 

“HIV transmission” intravenous sexual AND review

Também adicionando a palavra "métodos" você recupera artigos relacionados à metodologia. Ao adicionar "AND" antes da palavra, você garante a recuperação apenas do tipo de artigo que está procurando.

“HIV transmission” intravenous sexual AND methods

 

Operadores booleanos são úteis!
Operadores booleanos economizam seu tempo. Eles ajudam a definir pesquisas e retornam apenas artigos relevantes em seu campo. Os bancos de dados de indexação de periódicos têm muitas maneiras de tornar as pesquisas de artigos mais fáceis para os pesquisadores e podem ter operadores booleanos extras. Como mencionado acima, uma olhada no menu “ajuda” lhe dará dicas sobre a melhor forma de procurar artigos nesse banco de dados. Afinal, se você encontrar os artigos relevantes de maneira rápida e fácil em um banco de dados de um periódico, é mais provável que continue usando-o. Bom para todos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square