top of page

5 Dicas para ler artigos que importam


Embora os avanços da tecnologia nas últimas décadas tenham tornado mais fácil do que nunca manter-se atualizado em um campo específico, a constante inundação de informações também tornou mais difícil para os pesquisadores permanecerem focados. “Sobrecarga de informação” é quando você se depara com muita informação para processar completamente. Mas, como pesquisadores, é fundamental aprender maneiras de combater a sobrecarga de informações. Como você pode ficar afiado e se concentrar no que realmente importa? Aqui, oferecemos algumas dicas cruciais sobre como evitar a sobrecarga de informações e, ao mesmo tempo, manter-se atualizado com as informações necessárias.

Desvantagens de muita informação A cada ano, mais de 2 milhões de trabalhos de pesquisa são publicados. Há mais de 28.000 revistas mostrando importantes e novas descobertas o tempo todo. Por causa disso, pode ser difícil saber por onde começar quando você quer encontrar algo específico ou manter-se atualizado sobre os principais desenvolvimentos relevantes para o seu trabalho. A mídia social oferece uma infinidade de notificações, e-mails e atualizações que causam distração, fazendo você se sentir como se nunca fosse alcançado.

Essa sobrecarga de informações pode levar a um dilema familiar para muitos pesquisadores - como eu sei que fiz pesquisa “suficiente” para começar a escrever algo? Isso, por sua vez, pode levar ao estresse, procrastinação e até apatia no seu trabalho.

Encontrando Agulhas no Palheiro de Informações Se isso soa familiar para você, considere o fato de que você não está sozinho! No entanto, como este é um problema tão comum, há uma série de dicas que podem ajudá-lo a lidar com a sobrecarga de informação ou até mesmo evitá-las em primeiro lugar.

1. Leia artigos conforme o necessário: você não precisa perder seu tempo lendo cada artigo em profundidade! Olhar os resumos de um artigo novo ou comentários sobre este pode mostrar-lhe os pontos-chave que você precisa saber.

2. Use ferramentas de gerenciamento de informações: Filtro, filtro, filtro! Ferramentas como a ScienceOpen Search, os alertas do Google Acadêmico e o Feedly permitem que você selecione as informações que interessa e que também receba avisos por e-mail, ao mesmo tempo em que possibilita encontrar novas fontes. 3. Crie um Twitter separado para sua vida profissional, onde você segue exclusivamente periódicos e cientistas relevantes para seus projetos atuais ou futuros. Desligue suas notificações e reserve um horário todos os dias para verificar seu feed de notícias. 4. Dividir e conquistar: se você estiver trabalhando em uma equipe, delegue a responsabilidade pelas informações aos diferentes membros. Incentive cada pessoa a assumir a tarefa de se especializar em um aspecto específico de sua pesquisa. Dessa forma, você pode relaxar sabendo que não precisa saber tudo para seguir em frente.

5. Sinta-se livre para ignorar as informações: muito importante, pois vamos encarar, muitas das informações que encontramos todos os dias são de baixa qualidade ou irrelevantes para nós.

Espero que esses blogs que enviamos não sejam irrelevantes!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page