Saiba dos bons softwares para gráficos para seus artigos científicos

February 12, 2019

 

No processo de pesquisa, os dados obtidos pelos pesquisadores só fazem sentido quando são publicados. Parte do processo de publicação envolve a capacidade de gerar imagens e figuras científicas que representem bem as descobertas. Revistas acadêmicas têm um conjunto de padrões para imagens e figuras. Essas diretrizes de estilo costumam incluir determinados recursos, como o tamanho da imagem / figura, a resolução, o espaçamento, o tamanho e o estilo da fonte, o tipo de arquivo e o layout.

O processo de criar uma imagem ou figura para um manuscrito é frequentemente um processo muito demorado. Cada revista acadêmica tem seus próprios requisitos, de modo que cada vez que um pesquisador envia um manuscrito, ele precisa prestar muita atenção a essas diretrizes e segui-las exatamente. Felizmente, com os avanços das publicações on-line e submissões on-line, o processo ficou mais simples. Na verdade, há vários programas de software disponíveis para os pesquisadores que tornam a preparação de figuras e imagens algo que ande de mãos dadas com a coleta de dados.

 

Usando softwares para criar imagens e figuras
 Aqui apresentamos um breve resumo de alguns dos programas de software mais usados.

  1. ImageJ é um programa de processamento de imagem que foi desenvolvido no National Institutes of Health (NIH). Está disponível gratuitamente e fornece extensibilidade via plugins Java e macros graváveis. O ImageJ permite que os usuários editem, analisem, processem, salvem e imprimam imagens coloridas  em várias escalas. É compatível com muitos formatos de arquivo de imagens. Ele mede distâncias e ângulos e pode ser usado para fazer histogramas de densidade e gráficos de perfil de linha. Basicamente, permite a análise e a preparação de imagens e, quando as imagens são salvas, podem ser facilmente importadas para outros programas de software.

  2. Inkscape  é um editor de gráficos vetoriais de código-fonte aberto semelhante ao Adobe Illustrator e faz Gráficos Vetoriais Escaláveis. Todos os projetos do Inkscape podem ser exportados em formatos amigáveis para navegadores da web ou impressoras comerciais corporativas. É multiplataforma, o que significa que é fácil de executar no Windows, Mac OS X e distribuições Linux.  E também é grátis.

  3. Com o Canva você pode criar o seus próprios gráficos com qualidade profissional gratuitamente, sem precisar contratar um designer. O Canva faz todo o trabalho para você. Basta inserir os valores e as legendas ou copiar e colar os dados de uma planilha para que o Canva crie um gráfico personalizado automaticamente.

  4. PowerPoint é um programa de software que faz parte do Microsoft Office. Ele fornece aos usuários a capacidade de aprimorar imagens e figuras por meio de recursos como recortar, adicionar texto, alinhar, redimensionar e alterar o brilho e o contraste. Muitos pesquisadores consideram esse um software padrão para criar imagens e figuras à medida que coletam dados, porque esse formato costuma ser usado também para fins de apresentação. 

  5. Adobe Photoshop é considerado o mais poderoso software de manipulação de imagens existente. Ele deve ser usado com cuidado ao manipular imagens para publicação em periódicos científicos, pois contém tantos recursos para aprimorar imagens que é fácil violar inadvertidamente as regras de manipulação de imagens definidas pelos editores! As imagens podem ser dimensionadas e a resolução e cor podem ser alteradas. Além disso, ajustes podem ser feitos usando os níveis, curvas e recursos de brilho e contraste. Uma das principais características é que várias imagens podem ser combinadas para criar figuras para publicação usando camadas. Há um trabalho de curva de aprendizado com o Photoshop, mas uma vez que o usuário tenha o básico coberto, é uma ferramenta muito poderosa para os cientistas.

  6. Adobe Illustrator é outro software popular de edição de imagens. É um programa de desenho baseado em vetores que permite ao usuário importar imagens, criar desenhos e alinhar várias imagens em uma única figura. A figura gerada pode ser exportada como uma imagem de alta resolução pronta para publicação. Ele tem uma caixa de ferramentas com muitos recursos que podem ser usados ​​para criar imagens e figuras de alta qualidade.

Dicas para Preparar Figuras
Cada programa tem suas características especiais e, dependendo das preferências dos usuários, certos aspectos são bastante intuitivos.

Aqui vão algumas dicas importantes que você deve ter em mente ao preparar imagens e figuras para o seu manuscrito.

  • Certifique-se de seguir as diretrizes da revista exatamente como estão sendo pedidas. Ao não seguir estes padrões, a revista pode enviar automaticamente o seu manuscrito de volta sem uma revisão.

  • Revise o que constitui fraude de manipulação de imagens, pois isso pode causar rejeição e constrangimento.

  • Revise os números antes de enviar seu manuscrito. Quando você se concentra nos detalhes de como a imagem fica, às vezes não se concentre no conteúdo do gráfico. Certifique-se de que este reflete os dados que você está apresentando no texto.

  • É sempre uma boa ideia imprimir suas imagens antes de enviá-las. Isso garantirá que elas sejam vistas antes de enviar para os revisores.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square