E as revistas de acesso aberto?

February 26, 2019

 

 

O acesso aberto (AA) é um modelo de publicação que tem ganhado popularidade. Nos últimos cinco anos, houve um forte empurrão de muitas instituições importantes para mudar parcial ou totalmente para o acesso aberto. O chamado Plano S, uma iniciativa de um grupo de 11 agências financiadoras européias que exige que todos os beneficiários de financiamentos publiquem em revistas de acesso aberto, é um desses exemplos. Os proponentes da publicação de acesso aberto argumentam que é um modelo mais justo que promove a acessibilidade da ciência e da pesquisa ao público. Mas há algum benefício para os pesquisadores que publicam em periódicos de AA? Neste artigo, examinamos estudos que mostram que artigos e livros de acesso aberto desfrutam de uma taxa de citação mais alta do que os de acesso fechado.

 

Artigos de acesso aberto citados e lidos mais frequentemente
À medida que o acesso aberto se torna mais difundido, mais dados estão se tornando disponíveis para explorar os impactos causados. Em 2014, a Research Information Network analisou o tráfego da web em mais de 700 artigos publicados na revista científica híbrida Nature Communications. Eles descobriram que, em um período de seis meses, os artigos de acesso aberto eram vistos duas vezes mais do que os disponíveis apenas por assinatura. Uma revisão adicional de mais de 2.000 artigos publicados na Nature Communications entre abril de 2010 e junho de 2013 mostrou que os artigos de AA tinham uma mediana de 11 citações. Isto é comparado com artigos por assinatura, que tiveram uma mediana de 7 citações.

 

Livros acadêmicos ganham impulso com o acesso aberto
Os impactos positivos do acesso aberto vão muito além dos artigos de periódicos. O candidato a doutorado Ronald Snijder, da Universidade de Leiden, estudou os efeitos ao disponibilizar livros acadêmicos por meio do acesso aberto. Ele descobriu que livros de acesso aberto tinham 10% a mais de citações do que livros de acesso não aberto. Sua pesquisa também descobriu que disponibilizar livros pelo AA teve um efeito insignificante nas vendas de cópias impressas. Ao mesmo tempo, havia mais downloads de livros de AA em países em desenvolvimento, como a Indonésia, a Índia e a China. Snijder disse que o acesso aberto  torna a pesquisa científica disponível em nível global. Isso corresponde aos resultados da Pesquisa do Diretório de Acesso Aberto (DOAJ) de 2018, que concluiu que o acesso aberto está crescendo na Indonésia e em outros países em desenvolvimento.

Snijder não é o único a investigar esta questão. Outro jornal de renome, Springer Nature, também analisou como o acesso aberto afeta o uso de livros acadêmicos. Descobriram que os livros de AA são baixados sete vezes mais, mencionados on-line dez vezes mais, e citados 50% a mais do que os livros que não são de AA. O estudo foi realizado durante um período de quatro anos. Embora o estudo tenha limitações, ele oferece uma perspectiva promissora para os autores que optaram por publicar por meio do acesso aberto.

 

A visão do acesso aberto
No entanto, o acesso aberto ainda enfrenta algumas barreiras significativas antes de se tornar a nova norma. Uma questão importante é o custo que os autores tem ao publicar em acesso aberto. As taxas de processamento de artigos podem chegar a US $ 3500.

No entanto, a atitude em relação à publicação de acesso aberto entre os estudiosos é cada vez mais positiva. Na pesquisa conduzida pela Springer Nature, os pesquisadores disseram preferir o AA por várias razões. Maior divulgação e fácil acesso à pesquisa foram dois dos principais motivos. As preocupações éticas também desempenharam um papel importante. Helen Louise Ackers, presidente da Global Social Justice na Universidade de Salford, tem uma opinião semelhante. Ela considera antiético publicar um livro sobre desenvolvimento internacional que as pessoas nos países em desenvolvimento não pudessem ler. Agora, os pesquisadores têm mais um motivo para considerar os periódicos de AA quando publicam os resultados obtidos com suas pesquisas. Qual sua opinião?

 

Fonte: Enago Academy

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square