Dicas para escrever uma revisão de literatura

May 27, 2019

 

Atualmente há uma enorme demanda por revisões de literatura, uma vez que são especialmente apreciadas por acadêmicos ou pesquisadores ao escreverem seus projetos de pesquisa. Embora encontrar informações seja menos problemático, discernir qual artigo ou publicação tem qualidade suficiente se tornou um dos maiores problemas! Revisões de literatura utilizam o conhecimento atual em um determinado campo e examinam os pontos fortes e fracos das publicações mais recentes. Desta forma, são ferramentas inestimáveis, não só para aqueles que estão iniciando suas pesquisas, mas também para todos os interessados ​​em publicações recentes em um certo assunto. Para ser útil, as revisões de literatura devem ser escritas de maneira profissional, com uma estrutura clara. A quantidade de trabalho necessária para escrever uma revisão de literatura científica deve ser considerada antes de iniciar, pois as tarefas necessárias podem sobrecarregar muito se o método de trabalho não for o melhor.

Criando e escrevendo uma revisão de literatura científica
Escrever uma revisão científica implica tanto em pesquisar conteúdo acadêmico relevante quanto escrever, no entanto, escrever sem ter um objetivo claro é um erro comum. Às vezes, estudar a situação e definir o sistema de trabalho é tão importante e leva tanto tempo quanto o necessário para escrever o resultado final. Portanto, sugerimos que você divida seu trabalho em três etapas:

1. Definir metas e uma estrutura

Pense no seu público-alvo e mergulhe no tópico. Se você não escolher um tópico bem definido, poderá se deparar com um assunto muito amplo e muitas publicações sobre este assunto. Lembre-se de que os pesquisadores geralmente lidam em campos específicos de estudo.

2. Pesquisa

É hora de ser crítico e localizar apenas publicações pertinentes. Ao pesquisar conteúdo, considere publicações que foram escritas há no máximo 3-5 anos e que são bem citadas e com resultados claros. Escreva notas e resuma o conteúdo de cada artigo, pois isso o ajudará na próxima etapa.

3. Hora de escrever

Confira alguns exemplos de revisão de literatura para decidir como começar a escrever uma boa revisão bibliográfica. Quando os objetivos e estruturas estiverem definidos, comece a escrever sem esquecer seu assunto alvo enquanto escreve.

Estrutura do Artigo de Revisão

Uma revisão da literatura científica geralmente inclui um título, resumo, índice, introdução, corpus do texto, bibliografia e apêndices (se necessário).
Apresente o problema claramente.
Mencione a metodologia do artigo, métodos de pesquisa, análise, etc.
Lembre-se de citar artigos com precisão.
Limite seu viés ou ponto de vista.
Resumindo, também identifique os pontos fortes e fracos de cada artigo, pois isso é crítico.

 

Acadêmicos e pesquisadores costumam ser os melhores candidatos para escrever revisões  científicas, não apenas por serem especialistas em determinado campo, mas também por conhecerem as exigências e necessidades que os pesquisadores têm ao escrever propostas de pesquisa ou quando estiverem em busca de informações entre milhares de trabalhos acadêmicos. Portanto, considere sua experiência como pesquisador e isso pode ajudá-lo a entender como redigir uma revisão de literatura.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square