O que são repositórios de pré-impressão?

June 10, 2019

 

 

Como pesquisadores, publicar nosso trabalho é importante por duas razões principais: nos ajuda a ganhar reconhecimento por fazer pesquisas relevantes e nos dá autoridade em nossas respectivas áreas. Entretanto, publicar em periódicos impactantes não é uma tarefa fácil... Todo o processo de publicação pode durar meses, atrasando a divulgação de nosso trabalho para o domínio público.

Felizmente, a arena editorial está mudando rapidamente. Nós, como pesquisadores, precisamos de mais liberdade para escolher como nossos trabalhos são publicados e também como nossas ideias se espalham. Afinal, a publicação acadêmica deve ser o nosso  foco. Também queremos que nosso trabalho fique disponível para outros pesquisadores em nosso campo sem pagar por isso. É aqui que os repositórios de pré-impressão nos ajudam ("Pre-Print Servers")

Os repositórios de pré-impressão são arquivos que contêm manuscritos e estudos que ainda não foram revisados ​​por pares ou publicados em um periódico acadêmico. Os manuscritos encontrados em repositórios pré-impressos são selecionados por plágio, mas não passam por um processo de edição. Os pesquisadores podem acessar os manuscritos, usá-los para sua própria pesquisa e compartilhar comentários. Os repositórios de pré-impressão oferecem um fórum mais aberto para os pesquisadores compartilharem e receberem feedback sobre seu trabalho e o trabalho de seus colegas.

 

Mais sobre repositórios de pré-impressão

Os repositórios de pré-impressão diferem dos periódicos acadêmicos de duas maneiras principais: primeiro, não há diretrizes rígidas de formatação para os artigos e, segundo, não há processo de revisão por pares. O principal impacto dessas diferenças é que o processo de publicação é muito mais curto. Isso poupa muito tempo aos pesquisadores e também ao enviar o trabalho. 

Sridhar Gutam, cientista do Instituto de Pesquisa Agrícola da Índia, em Nova Delhi, vê a virtude mais importante dos repositórios pré-impressos como uma forma de evitar revistas predatórias. Esses periódicos geralmente cobram dos pesquisadores para publicar e às vezes não tem serviços adequados de revisão por pares e edição. Ambos podem ter um efeito negativo na qualidade de um artigo publicado. Além disso, os pesquisadores podem publicar posteriormente em um periódico acadêmico os trabalhos submetidos a um repositório de pré-impressão (isso é importante). Isso dá ao pesquisador mais tempo para receber feedback sobre seu trabalho, melhorá-lo e encontrar o periódico ou publicação correta. Portanto, isso dá ao trabalho de um pesquisador uma segunda chance.

Outros benefícios incluem:

  1. Aumentar sua lista de publicações: o Wellcome Trust e o Medical Research Council anunciaram recentemente que permitirão aos pesquisadores citar repositórios de pré-impressões em pedidos de projetos (http://openaccess.ox.ac.uk/2017/02/08/wellcome-trust-and-medical-research-council-support-preprints/).

  2. Demonstrar seu conhecimento e experiência se fazendo reconhecer em seu campo de pesquisa.

  3. Tornar sua pesquisa disponível para outros pesquisadores.

  4. Os repositórios de pré-impressão funcionam como um fórum aberto onde o seu trabalho pode receber feedback de seus colegas. Os leitores podem adicionar comentários em um manuscrito, que pode ser visto por todos os participantes. Isso não é interessante?

 

Abaixo estão alguns dos principais servidores de pré-impressão.

 

ArXiv, foi lançado em 1991, é administrado pela Biblioteca da Universidade de Cornell e contém 1,37 milhões de manuscritos pré-impressos cobrindo uma ampla gama de áreas.

BioRxiv foi criado em 2013 pelo Cold Spring Harbor Laboratory. Seu principal benefício é possuir um serviço de transferência direta para muitos dos principais periódicos, incluindo o PNAS.

ChemRxiv é um repositório de pré-impressão para a área de química. A American Chemical Society, a Royal Society of Chemistry e a German Chemical Society fazem a manutenção do servidor.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square