10 dicas para evitar a rejeição de seu manuscrito

July 10, 2019

 

 

Todo pesquisador tem como objetivo publicar seu trabalho em um periódico de alto impacto. Entretanto, publicar pesquisas não é tarefa fácil, e a rejeição de manuscritos é uma ocorrência comum na escrita acadêmica.  Cada falha é um trampolim para o sucesso, e os pesquisadores podem aprender com seus erros para garantir uma jornada suave de publicação para o próximo manuscrito. Neste artigo, listamos os 10 erros mais comuns que poderiam levar à rejeição do seu manuscrito.

  1. Um título confuso pode levar à rejeição imediata do seu manuscrito. Pense bem no título para que desperte a atenção dos revisores.

  2. Resumo mal-escrito é outra questão que pode levar à rejeição de um manuscrito. Certifique-se de que os resultados e conclusões no resumo são os mesmos do manuscrito. O resumo é a "porta de entrada" do seu manuscrito.

  3. Introduções incompletas são consideradas como uma grande deficiência de escrita. Uma introdução completa deve idealmente conter a questão do estudo, a hipótese e os objetivos. Uma introdução completa é essencial para transmitir a importância do seu trabalho.

  4. Autores muitas vezes tendem a replicar a metodologia em todos os seus trabalhos. Reproduzir material e métodos de artigos anteriores é considerado como auto-plágio se não for citado corretamente. A metodologia também deve ser adaptada para refletir sobre o estudo atual. Alguns métodos podem se tornar desatualizados como resultado de novas técnicas ou tecnologias.

  5. Erros na seção de resultados são uma ocorrência comum. Os autores tendem a deixar de fora informações para atender ao limite de palavras especificado pela revista. Deixar resultados importantes ou críticos de fora pode levar à rejeição do manuscrito.

  6. Discussões ilógicas são outro erro que pode levar a uma rejeição total do manuscrito. Erros na discussão incluem, mas não estão limitados a: fluxo desconectado de idéias, conteúdo que não focaliza nos resultados, visão tendenciosa (omitindo as principais descobertas de outros pesquisadores) ou ignorar a limitação do seu estudo.

  7. Enviar seu manuscrito para um periódico onde há um descompasso entre seus objetivos e escopo do trabalho pode levar à rejeição do manuscrito pelo editor. Examine cuidadosamente as instruções do autor e assegure-se de que seu manuscrito atenda aos objetivos e ao escopo do periódico.

  8. O plágio é uma violação ética grave que resulta na rejeição do seu manuscrito. As fontes devem ser citadas sempre.

  9. Falhas no desenho do estudo são outro motivo importante para rejeição. As falhas no desenho do estudo incluiriam questões de estudo mal formuladas e metodologia inadequada, seleção das amostras representativas erradas, estatísticas impróprias, etc.

  10. Manuscritos mal escritos (linguagem pobre, gramática, escolha de palavras, tempo verbal, estilo de escrita) também podem levar à rejeição de um manuscrito.

 

Esta lista não é exaustiva, e há vários outros fatores que os periódicos podem considerar antes de rejeitar seu manuscrito. Às vezes, a rejeição também pode ocorrer por causas sobre as quais os autores não têm controle, como o periódico recebendo dois artigos sobre o mesmo tópico, qualidade dos revisores, restrições de espaço, etc.

Aproveitem!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square