Mais dicas sobre o título de seu artigo

August 26, 2019

 

Colocamos nossa atenção no artigo em si e pensamos pouco no título do artigo. Veja como vale a pena pensar no título de seu artigo com carinho...

Pesquisas com mais de 156.000 artigos foram enviados de 36 disciplinas, e veja o que foi observado.

Títulos mais curtos são mais eficazes
O título de um artigo serve para atrair atenção. Para isso, o título deve ser informativo e claro. Um título mais longo pode fornecer mais informações, mas se o título for muito longo, o leitor poderá perder o interesse. A chave é, então, encontrar um equilíbrio entre fornecer ao leitor em potencial informações suficientes para ajudá-lo a decidir se vale a pena ler seu artigo sem se tornar avassalador ou entediante.

O comprimento do título do artigo tende a aumentar à medida que mais co-autores são adicionados ao artigo. Isso pode refletir o resultado de tentar chegar a um compromisso entre os autores. Essa tendência é particularmente evidente nas pesquisas em saúde e biologia, mas também é observada nas ciências sociais. O número de autores parece não afetar o tamanho dos títulos dos artigos publicados em artes e humanidades. O número de vezes que um artigo é citado tende a diminuir à medida que o título do artigo aumenta. Em um exemplo, dobrar o tamanho do título reduz o número de citações em 15,9 vezes no campo da área clínica.

Títulos em duas partes
Alguns autores usam títulos com dois pontos que essencialmente dividem o título em duas partes. É possível que uma parte do título seja espirituosa, usando uma citação conhecida ou divertida. Isso geralmente é feito para despertar o interesse do leitor. A seção do título após os dois pontos pode então ser usada para fornecer informações. Embora isso seja interessante, também tende a prolongar o título.

Com base na análise de um conjunto de dados, os títulos com dois pontos tendem a ser mais citados. No entanto, o uso de dois pontos tende a variar amplamente por disciplina. Como exemplo, dois pontos tendem a ser usados ​​em cerca de 50% dos trabalhos de psicologia, mas apenas em cerca de 7% dos artigos de periódicos de ciência da computação. 

Os resultados da análise do impacto dos dois pontos no número de citações não são diretos. Em artigos publicados na área da saúde e ciência, a inclusão de dois pontos parece afetar negativamente o número de citações. No entanto, as publicações em computação, matemática e engenharia aeronáutica parecem obter significativamente mais citações quando seus títulos incluíam dois pontos.

Pergunta no título
Ao contrário de um título de artigo sucinto ou de um título em duas partes que consegue ser interessante e informativo, colocar perguntas no título do artigo não parece ajudar nas citações. O uso de uma pergunta no título do artigo pode torná-lo mais longo, embora também possa despertar interesse. Os artigos publicados em direito e economia favorecem o uso de pontos de interrogação, mas estão quase completamente ausentes dos trabalhos de matemática e engenharia. Essas diferenças podem ser devidas à cultura associada a cada campo. Como os autores de artigos de periódicos também leem em seu campo, é possível que estejam sendo influenciados pelos estilos que tendem a ver publicados. A partir da análise dos dados da publicação, colocar questões no título do artigo é útil apenas ao escrever artigos de economia e filosofia. De fato, o uso de um ponto de interrogação reduz significativamente as citações. Colocar uma pergunta no título de um artigo de medicina clínica, por exemplo, provavelmente diminuirá as citações em 19 vezes.

O que tudo isto significa?
A análise estatística dos dados do Reino Unido Research Excellence Framework é útil porque analisa o impacto dos títulos no número de citações para muitas disciplinas. Isso sugere que, para ser mais citado, seu título deve ser interessante, sucinto e evite fazer uma pergunta. Obviamente, a qualidade da sua pesquisa é muito importante. Depois que o processo de realização de pesquisas significativas for concluído, convém dedicar algum tempo para garantir que seu título incentive seu público a continuar lendo. Importante pensar...

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Frases/palavras de transição para melhorar o seu texto científico

August 8, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square